Cursos para mulheres em processamento de castanha

Dois cursos ministrados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), com verbas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e contrapartida do governo do estado via Pacto Federativo, capacitarão 60 mulheres de Ipixuna do Pará, nordeste do estado, no período de 11 a 22 de julho. As mulheres representam quatro comunidades do município. São agricultoras tradicionais, pescadoras e artesãs.
Os cursos fazem parte de uma série de 200 programados para beneficiar cerca de 50 mil famílias dos 104 municípios dos oito Territórios da Cidadania no Pará.  Já foram realizados 30 cursos. Do total de mais de R$ 12 milhões do Convênio, por volta de R$ 2 milhões são destinados a capacitações.
A primeira formação, “Curso de Gênero”, será ministrada de 11 a 15 de julho pela assistente social Sílvia Silva, especialista em políticas públicas e colaboradora da Emater. Serão 30 alunas. O segundo curso, de “Redes de Produção”, será ministrado de 18 a 22 de julho, a outras 30 mulheres,  pelo sociólogo da Emater Alcir Borges, do escritório regional de São Miguel do Guamá, e pela tecnóloga em alimentos Michelle dos Santos.
No caso de Ipixuna, além do incentivo à mão-de-obra feminina no artesanato e na pesca, há também a consideração da inserção imediata delas no beneficiamento especializado da castanha-de-caju, ante a iminência da inauguração de uma agroindústria familiar de doces e amêndoas, o que a Emater deverá efetivar no segundo semestre deste ano.

Comentários