Comitê Gestor local da Cajucultura de Barreira

O Instituto CENTEC/SECITECE, EMATERCE/SDA, Prefeitura Municipal, Associações de produtores, empreendedores rurais e várias instituições públicas e privadas estão realizando ações para estruturação do Arranjo Produtivo Local – APL da Cajucultura no município de Barreira.
A partir da Implantação do Projeto de Organização Produtiva da Cajucultura, por meio da Metodologia RESSOARE, diversas ações têm sido desenvolvidas no intuito de dinamizar a atividade e assegurar a consolidação do APL. Dentre elas destaca-se a criação do Comitê Gestor Local, organismo representativo de todos os envolvidos na cadeia produtiva.
O Comitê Gestor Local foi constituído para facilitar a articulação entre os atores que desenvolve trabalho na área da cajucultura e pela necessidade da formalização e reconhecimento do APL. Constituído por instituições do Município na Região, está organizado no sentido de tornar-se um instrumento indutor das transformações almejadas e facilitador da participação ordenada de todos aqueles que atuam no APL.
Dentre as ações já realizadas, destaca-se a constituição dos fóruns das mini-fábricas e dos cajucultores, a realização de cursos, elaboração de projetos para captação de recursos para custeio, elaboração do fluxograma de beneficiamento da castanha, avaliação técnica de caldeiras, autoclaves e estufas, realizados esclarecimentos sobre questões ambientais, visita técnica para aprimoramento da atividade, viabilizado a participação em feiras, dentre outras atividades.

Comentários