Deputado quer pólo de caju no ES

O deputado Atayde Armani (ES) solicitou à secretaria de Agricultura a criação de um pólo de caju no Espírito Santo. Por meio de correspondência ao secretário Enio Bergoli, encaminhada nesta segunda-feira (27), o deputado destacou o potencial econômico da fruta. Para Atayde, o caju possui uma ampla aceitação comercial e um hábito de consumo bastante popular, sendo in natura, em feiras livres, ou mesmo industrializados, vendidos em forma de suco ou polpa em supermercados, o que oferece boas condições para a produção industrial da fruta no Estado.
"A partir da instalação desse pólo, cremos, haveria o incentivo às agroindústrias regionais e à produção industrial da polpa de fruta para as indústrias de sucos, dentro e fora do Estado, e o beneficiamento de seus derivados, contribuindo ainda para a permanência do homem no campo" - destacou o deputado.
O desenvolvimento da economia agrícola também foi ressaltado por Atayde Armani. Segundo ele, além da criação de um pólo e o estímulo à produção, seria possível oferecer mais alternativas viáveis de geração de emprego e renda no setor rural.
No dia sete de junho, o gerente de Fruticultura da secretaria de Agricultura (Seag), Dalmo Nogueira da Silva, apresentou na reunião da Comissão de Agricultura, um panorama da fruticultura capixaba. Ao comprovar os benefícios do trabalho desenvolvido pela gerência, Atayde afirmou que Espírito Santo pode seguir o exemplo do modelo da região nordeste: "O suco de caju é um dos mais vendidos e consumidos na região sudeste, e a produção - toda - está praticamente no Nordeste, e aqui, nós não temos praticamente nenhuma produção" - destacou Atayde na ocasião.

Comentários