Audiência pública sobre cajucultura

O deputado estadual Manuel Duca, o Duquinha, do PRB do Ceará, será o comandante da audiência pública que a Assembleia Legislativa do Estado fará no dia primeiro de julho próximo, uma sexta feira, no Município de Itapipoca na região norte do Ceará. A audiência pretende reunir dezenas de autoridades que tratam de um dos mais importantes e rentáveis produtos da agricultura cearense. A castanha de caju é o segundo mais importante produto agrícola de exportação do Ceará e está em crise, com o envelhecimento do cajueiral e as frustrações de safras que se multiplicam desde 2008.
Segundo o deputado Duquinha, a audiência pública tratará com produtores, autoridades de crédito, deputados, Secretaria de Agricultura do Estado, DNOCS e outros órgãos envolvidos com a cajucultura da revitalização do segmento.
“Hoje existem 400 mil hectares de cajueiros plantados no Ceará e não há uma linha de crédito oficial, formal para o caju, enquanto a Bahia tem 140 mil hectares de cacau e uma grande linha de crédito para o setor”, exemplifica o deputado. “E mais, as pessoas terão oportunidade de saber que do caju, no Ceará, estão sendo produzidos perfumes e cosméticos a partir da folha do cajueiro, sem falar em doces, licores, carnes para hambúrgueres e dezenas de outros bens de consumo”, argumenta.
A audiência pública durará toda a manhã da sexta feira.

Comentários