Convênio libera R$ 1,3 milhão para produtores de caju

Um convênio celebrado entre o Sebrae no Rio Grande do Norte, a Fundação Banco do Brasil e o governo estadual vai liberar R$ 1,3 milhão para a cajucultura, um dos mais importantes arranjos produtivos do estado. O dinheiro será aplicado na construção de uma central de comercialização, em consultorias técnicas e na formação de cooperativas.
O convênio está inserido nas ações do Programa de Instalação de Minifábricas de Beneficiamento da Castanha, desenvolvido pelo Sebrae e Fundação Banco do Brasil. A expectativa é de que os recursos beneficiarão toda a cadeia produtiva da cajucultura, especialmente um grupo de 80 agricultores de Apodi, integrantes da Associação dos Mini Produtores de Córrego e Sítios Reunidos. O repasse de valores também assegura a criação de fundo rotativo para aquisição de matéria-prima.
O diretor-técnico do Sebrae no estado, João Hélio Cavalcante Júnior, reforçou o apoio ao projeto e ressaltou a necessidade de investir em ações que contribuam para a redução da pobreza e a criação de novas oportunidades de negócios. “É com grande orgulho que participo deste momento, que marca a concretização de um sonho e o início de novos desafios”.

Produção
Na safra 2009/2010, somente no município de Apodi, foram produzidas 200 toneladas de castanha – a produção em todo o estado, na safra 2009/2010, chegou a 44 mil toneladas. “O apoio que a gente está recebendo mudou completamente nossas vidas. Com o acompanhamento que temos, já estamos produzindo de uma forma mais padronizada, e buscamos a certificação orgânica, pra melhorar ainda mais nossa produção”, atesta o produtor Antônio Francisco Alves.
O Rio Grande do Norte já conta com oito das 10 mini-fábricas previstas no Programa de Instalação de Mini-fábricas, parceria do Sebrae com a Fundação Banco do Brasil. As outras duas serão inauguradas ainda no primeiro semestre deste ano. De acordo com o diretor executivo da Fundação Banco do Brasil, Denis Corrêa, o projeto já beneficia um total de 800 famílias produtoras de castanha do rio Grande do Norte.
A assinatura do convênio ocorreu na última quinta-feira (17), no município de Apodi, que fica a 328 quilômetros de Natal. A governadora do estado, Rosalba Ciarlini, que participou do evento, prometeu a implantação de programa que prevê o replantio dos pomares. Ela acredita que novos cajueiros devem garantir uma maior produção. “Estamos desenvolvendo um programa, com acompanhamento técnico, para que possamos replantar os pomares, e garantir uma produção cada vez maior de castanha em nosso estado”, anunciou. (Agência Sebrae)

Comentários