Castanha de caju e comércio justo

A castanha de caju e o mel, itens importantes da pauta de exportação do Rio Grande do Norte serão certificados em comércio justo e solidário em 2011. O Sebrae espera ainda no primeiro semestre do ano contar com a castanha de caju, produzida na comunidade de Novos Pingo (Assu), e o mel obtido na região de Serra do Mel nas rodadas de negócio do segmento de Fair Trade. Técnicos do Sebrae acompanham cooperativas instaladas nas duas localidades para que esses produtos tenham a certificação e passem a ser comercializados fora do Brasil com preços mais justos e competitivos.
“Queremos mostrar para o mercado nacional que o Rio Grande do Norte tem produtos de excelente qualidade que estão sendo adquiridos por grandes redes de varejo do mundo. Queremos fazer um marketing desses produtos que participam desse modelo diferenciado de vendas”, enfatizou o diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, destacando o fato da bonificação.
Esse modelo de comércio é caracterizado por uma série de procedimentos corretos. São práticas, como o não uso agrotóxico, não se apropriar do trabalho infantil e escravo, preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente, respeito à legislação trabalhista, pagamento de preço justo e estímulo ao desenvolvimento sustentável, cooperativismo e associativismo.

Comentários