Walmart investe em produtores de castanha (2)

O investimento realizado pelo Walmart nas cooperativas é fruto do projeto Clube dos Produtores, existente há sete anos no País, e sendo executado no CE desde setembro do ano passado.
A iniciativa já beneficiou mais de 7,6 mil famílias, em 280 municípios de dez estados brasileiros (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).
No Ceará, entre os produtos cadastrados pelo Clube estão (além da castanha) flores, doces, queijos, cortes de caprino e produtor orgânicos, principalmente hortaliças. E atualmente já são 09 municípios do estado envolvidos no projeto, o que totaliza mais de 1,5 famílias beneficiadas (incluindo as ligadas a Copacaju).
No Rio Grande do Norte, entre os produtos cadastrados pelo Clube estão (além da castanha) mel, frutas, queijos, iogurtes, doces e flores. E atualmente já são mais de 35 municípios do estado envolvidos no projeto, o que totaliza mais de 500 famílias beneficiadas (incluindo as ligadas a Coopapi).
De acordo com Rádi Batista, a comercialização dos produtos é um dos maiores problemas enfrentados pelos pequenos e médios produtores da região, por dificuldade na negociação para se conseguir um preço justo. “Para obter uma melhor produtividade, qualidade e menor custo eles precisam de mais informações sobre a produção e beneficiamento dos produtos. E tudo isso esbarra no intermediário, que dita o preço e reduz os ganhos da cadeia produtiva”, analisa.

Comentários