Walmart investe em produtores de castanha de caju do NE

O investimento no potencial do pequeno produtor e das cooperativas agrícolas e agropecuárias dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte ganhou um reforço do Walmart. A castanha de caju produzida pelos cooperados da Coopapi e Copacaju, localizadas nos municípios de Apodí (RN) e Pacajus (CE), respectivamente, agora são vendidas em unidades do Walmart nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
Mais de quatro toneladas de castanha já foram compradas pelo Clube do Produtor (projeto do Walmart) aos produtores, que utilizam técnicas de cultivo sustentável, sem o uso de agroquímicos no processo de cultivo do caju. A previsão é que o volume de aquisição cresça com o aumento da demanda por parte dos clientes. “Os consumidores percebem que a qualidade do alimento melhorou e que o preço ficou mais justo, porque não existe a figura do atravessador. Dessa forma, temos uma boa expectativa de ampliação da quantidade de mercadoria comercializada”, destacou o responsável pelo Clube no NE, Rádi Batista. Em função dessa parceria direta entre produtor e varejista, a castanha chega ao cliente com um desconto de até 15%.
Com a parceria entre o Walmart e as cooperativas, mais de 900 famílias estão sendo beneficiadas, fazendo da atividade uma das principais fontes de renda para população rural e garantindo o sustento através da atuação na área da cajucultura. “É muito difícil para o pequeno conseguir se manter estando isolado. Nosso trabalho atual nos proporciona estabilidade e regularidade em nossa comercialização. Podemos vender tranqüilos, porque sabemos que iremos receber”, avalia a consultora de gestão da Copacaju, Tereza D’Ávila.
Segundo ela, a expectativa da cooperativa, que funciona há quatro anos, é aumentar a produção a partir do mês de outubro, quando começa a safra do caju. Nesse período, a produção nas dez minifábricas pode chegar a vinte toneladas por mês. A castanha da Copacaju é comercializada em dois tipos: natural e torrada e salgada. Esses itens estão sendo vendidos nas lojas do sul e sudeste, nas bandeiras Walmart, Nacional, Mercadorama e BIG.
Para distribuição nas lojas do nordeste, a responsabilidade é dos cooperados da Coopapi. Além da castanha, também chamadas de amêndoas e de marca Terra Firme, eles produzem farinha e fubá da matéria-prima. Atualmente, cerca de 80% da capacidade da fabricação nas três minifábricas é destinada ao Bompreço e Hiper Bompreço da região. “É muito importante ter como escoar a produção da agricultura familiar, porque melhora a vida de muitas pessoas que tiram desse trabalho a maior parte do seu sustento”, comentou o diretor financeiro da entidade, Ismael Souza.

Comentários