Investimentos em processamento

Cerca de U$ 6 milhões serão investidos no setor de caju, em Nampula (Moçambique), nos próximos dois anos, no apoio às atividades de fomento daquela cultura baseada em técnicas da República do Vietnã, bem como para implantação de duas novas fábricas de processamento.

Do total, quatro milhões de dólares serão investidos na adoção e transferência de tecnologia do Vietnã para os produtores de castanha de caju nos distritos de Monapo, Murrupula e Ribáuè. O valor será, ainda, investido na multiplicação e distribuição de mudas de cajueiro tolerantes à doenças e pragas que afetam a produção de castanha. Os restantes dois milhões de dólares serão investidos na compra de equipamentos para o descasque de castanha de caju com vista a aparelhar duas novas fábricas nos distritos de Moma e Murrupula, que deverão empregar cerca de 1.500 trabalhadores. A fabrica de Monapo emprega 2.200 trabalhadores dos quais 80 por cento mulheres.

A Olam Moçambique tem no seu horizonte a intenção de consolidar a sua posição de maior processador no país de castanha de caju, passando das atuais oito mil e quinhentas toneladas para cerca de doze mil.Por outro lado, vai prestar maior atenção ao processamento final da amêndoa destinada à exportação. Isto significa que alguma quantidade de amêndoa será adicionada de especiarias como pimenta, sal, entre outras como forma de acrescentar maior valor comercial ao produto no intuito de arrecadar receitas agregadas no mercado.

Comentários