Cajucultura em Alagoas

Alagoas já desponta como um dos potenciais produtores de caju no Nordeste. A informação é do coordenador do programa de Cajucultura da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Alberto Espinheira. Vários municípios alagoanos já estão desenvolvendo plantio em grande escala, vislumbrando a produção como excelente alternativa de expansão da economia do Estado. A cultura conta com o incentivo do governo de Alagoas, em parceria com o Ministério da Agricultura, e com o financiamento do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil.
"A cajucultura tem crescido a cada ano e surge como alternativa na difusão da economia do Estado. Primeiro, porque tende a substituir as culturas tradicionais, como a da cana-de-açúcar, em função da tendência em mecanizar o setor até 2014. E isso absorverá a mão de obra da cana de açúcar, que deve migrar para a cultura do caju. Outro fator interessante é o benefício ambiental, uma vez que a cajucultura facilita o reflorestamento", enumera o engenheiro agrônomo. Além desses fatores, Alberto Espinheira aponta ainda outra qualidade do caju. "É um produto que se adapta a praticamente qualquer tipo de solo, com exceção daquele muito encharcado", revela.
De acordo com Alberto Espinheira, dois municípios alagoanos já vislumbraram a lucratividade da cajucultura e estão investindo a passos largos em suas economias, tendo o caju como uma excelente fonte de renda. "O município de Olho D’ Água das Flores já tem uma minifábrica de caju, da castanha e de sua popa. E Arapiraca será o próximo município a implantar a segunda fábrica. As duas cidades terão potencial para produzir até 10 toneladas/mês", revelou.
O técnico afirma ainda que como fruto do crescimento da cajucultura, Alagoas exportou recentemente cerca de 800 caixas do produto somente para uma empresa de Sergipe. "A tendência é que a produção aumente e Alagoas consiga entrar no rol dos grandes exportadores industriais no Nordeste, saindo do plantio aleatório para o investimento comercial", completa.
O engenheiro agrônomo explica que o caju tem retorno garantido de 55 centavos para cada real investido. Além de Olho D´Água das Flores e Arapiraca, outros municípios que já vêm desenvolvendo plantio regular do caju são Penedo, Monteirópolis, Olha D’Água do Casado, Olivença, Junqueiro e Teotônio Vilela.

Comentários