Ausência de chuvas e crise nas cooperativas de caju

O baixo índice de chuvas registrado na região de Picos fez com que a safra de caju caísse pela metade. Considerado um ponto forte da economia picoense, mais de 50% da safra foi comprometida e as cooperativas estão tendo que fechar as portas por falta dos produtos.
Segundo o gerente da Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí (Cocajupi), Luís Eduardo Rodrigues “grande parte da produção foi afetada e por causa da falta de chuva, os frutos nasceram danificados, pequenos e sem qualidade para comercialização”.
Com a queda na produção, o setor comercial do caju está em estado de alerta, segundo o coordenador da Cocajupi medidas como férias coletivas já estão sendo pensadas para tentar amenizar a situação referente as despesas. “Esta queda na safra deste ano nos deixou em uma situação complicada, pois a safra do ano passado também não havia sido muito boa, agora só nos resta esperar a próxima safra” esclareceu Luis.
A Cocajupi conta com nove cooperativas na região de Picos, sendo que em algumas já não é mais possível comprar nem mesmo um quilo de castanhas. As cooperativas já estão pensando em medidas alternativas para a diminuição de custos.

Comentários