Previsão de safra de castanha de caju em Moçambique

Moçambique deverá faturar cerca de 100 milhões de meticais com a exportação de castanha de caju in natura na presente safra agrícola 2009/2010, segundo dados do Instituto de Fomento de Caju (INCAJU).

Nesta safra, a produção da castanha de caju deverá ser de 95 mil toneladas, a maior quantidade conseguida nos últimos três anos, de acordo com Filomena Maiopué, diretora do INCAJU, apontando os fatores climáticos, o preço pago ao produtor e as campanhas de pulverização contra oídio, como os principais fatores para o sucesso da produção.

“Parte significativa daquela produção será exportada em bruto devido à insuficiente capacidade de processamento de toda a produção a ser alcançada”, realçou, estimando que cerca de 25 unidades de processamento estão ativas no país, situação que coloca Moçambique no grupo de países africanos com maior capacidade de industrialização da castanha de caju, segundo ainda Maiopué.

Moçambique registrou a maior produção de castanha de caju na década de 70, quando foram produzidas cerca de 200 mil toneladas/ano.

Comentários