Corante de caju

Através de um projeto feito em parceria com a Embrapa, a empresa cearense Sabor Tropical, fabricante de cajuína, pretende lançar no mercado, em aproximadamente dois anos, corantes naturais extraídos do bagaço do pedúnculo de caju. Com isso, além de oferecer uma alternativa para os corantes artificiais, cada vez menos aceitos pelos consumidores, ela pretende resolver um problema do setor de cajucultura, atualmente: dar um destino para os resíduos da produção de suco e cajuína.
De acordo com Fernando Furlani, diretor da Sabor Tropical, um dos principais benefícios dos corantes é que eles irão permitir um aproveitamento melhor do bagaço do caju. Outra vantagem, segundo ele, é que o bagaço do caju permite a fabricação de corantes amarelos de tonalidades difíceis de obter a partir de fontes naturais.
Os corantes amarelos do caju seriam uma alternativa, por exemplo, para uma substância que vem sendo motivo de polêmica: o corante artificiai tartrazina. De acordo com um informe técnico da Anvisa, estudos realizados nos Estados Unidos e na Europa demonstraram casos de reações alérgicas ao corante. (Agência Funcap)

Comentários