Cajucultura capixaba

O Espírito Santo pode ganhar mais três polos de frutas em 2010. As culturas do pêssego, do caju e de citrus são as próximas apostas do Governo do Estado para o investimento na criação de três áreas regionais de produção. A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) já trabalha para consolidar a implantação.
O polo de frutas é uma região criada para que os produtores rurais, agroindústrias, instituições públicas, associações e empresas de diversos segmentos desenvolvam ações conjuntas a fim de fortalecer o agronegócio. Quem adere ao programa, tem acesso a políticas públicas e apoio do setor privado específicos para seguir na atividade. Um exemplo são os produtores rurais, que são beneficiados desde o repasse de mudas à garantia de comercialização da produção, a partir de contratos de compra pré-estabelecidos que têm como destino certo os mercados industrial ou de fruta in natura. Atualmente, no Estado, existem nove polos de frutas produzindo manga, goiaba, coco anão, maracujá, morango, uva, banana, abacaxi e mamão.
Mudas
A Seag vai disponibilizar, em 2010, um milhão de mudas de fruteiras aos produtores capixabas. Esta é a maior quantidade registrada em apenas um ano. Os produtores interessados terão acesso a mudas de abacaxi, acerola, ameixa, banana, caju, caqui, figo, goiaba, jabuticaba, laranja, limão, manga, maracujá, morango, nectarina, nêspera, pêssego, tangerina e uva. A iniciativa visa à ampliação dos cultivos e da oferta de frutas variadas no mercado, ações que ampliam a geração de empregos e renda.

Comentários