Comercialização de castanha no RN

Com o início da safra de caju no Rio Grande do Norte, a Conab começa na próxima semana a comercialização da castanha direto dos produtores, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta. O objetivo é intervir no mercado para regular o preço do produto, que tende a cair devido à previsão de safra 30% maior que em 2008.
Para atender as regiões produtoras no estado serão instalados três pólos volantes nos municípios de Serra do Mel, Apodi e Itaú, onde as equipes receberão as castanhas in natura que seguirão para classificação na Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Norte. Logo após serão adquiridas pela Companhia, para a formação de estoque. O quilo do produto tipo 1 será comprado por R$1,20 e o do tipo 2 por R$0,96.
No Rio Grande do Norte, a castanha é 100% aproveitada, ao contrário do caju, com apenas 5% de aproveitamento. Atualmente, a Conab mantém oito projetos na modalidade Doação Simultânea, que envolvem a castanha de caju e outros cinco que aproveitam a polpa para a fabricação de doces. (Blog Agricultura Familiar)

Comentários