Bônus para castanha de caju

Os financiamentos de 20 culturas recebem bônus do PGPAF - Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar - de 10 de novembro a 9 de dezembro. Os bônus valem para pagar as parcelas de financiamentos do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
O PGPAF é definido no começo do ano, mas como os preços variam ao longo do período, são estabelecidos os bônus para cada cultura, de acordo com as flutuações de mercado, funcionando como um abatimento nas parcelas dos financiamentos. Em novembro, recebem bônus os financiamentos do Pronaf para as seguintes culturas da agricultura familiar: arroz, babaçu (amêndoa), borracha natural (de extrativismo e de heveicultura), café arábica, castanha de caju, castanha-do-brasil, feijão, girassol, leite, mamona, milho, pequi (fruto), piaçava (fibra), raiz de mandioca, sisal, sorgo, trigo e triticale.
Os agricultores familiares que têm produção baseada na sociobiodiversidade também recebem bônus em novembro, como a castanha de caju (em seis estados), o pequi – fruto (em cinco estados), e a piaçava (em dois estados). Para mais informações sobre o bônus, acesse o site do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Comentários