Projeto cajuína

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí realiza desde de 2004 o Projeto Cajuína no Piauí que serve para agregar valor ao pedúnculo do caju com ênfase na produção de cajuína, doces e utilização do fruto na culinária, objetivando através da agroindústria familiar melhorar a renda das famílias rurais estimulando o empreendedorismo.
Desde o início do projeto até esse ano já houve 205 cursos de capacitação para agricultores familiares com uma média de 18 participantes em cada curso o que soma um total de 3.690 agricultores familiares capacitados.
As ações do Projeto Cajuína no Piauí não estão restritas ao processamento dos frutos, elas tem como foco também inserir os agricultores familiares no processo de comercialização do que foi produzido por eles durante a capacitação, então, ao término de cada capacitação é realizada uma Exposição-feira onde os produtos são expostos e vendidos. Ao todo já houve sete Exposições-feira, duas em Oeiras, duas em Pedro II, duas em Picos e uma em Altos.
O articulador da rede temática de agroindústria familiar do Emater-PI, Milton Paula, expõe que além do caju outras frutas também recebem agregação de valor através do Projeto Cajuína no Piauí como a goiaba, a acerola, a manga, o umbu e o cajá. “No município de José de Freitas houve uma demanda da cooperativa de agricultores familiares em relação ao processamento de outras frutas além do caju, então o Emater-PI, através da rede temática de agroindústria familiar implantou uma unidade de processamento de polpa de goiaba, acerola, manga e cajá na região”, disse Milton Paula.

Comentários