Festival da cajuina

O governador Wellington Dias lançará oficialmente o 1° Festival da Cajuína do Piauí nesta quinta-feira (29), às 10 horas, no Salão Azul do Palácio de Karnak. O evento ocorrerá no período de 25 a 27 de novembro deste ano, no Complexo Cultural Praça Pedro II, e será realizado pela Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Estado do Piauí (Cajuespi). O 1° Festival da Cajuína tem como objetivo promover o produto em nível estadual e nacional.
Além da divulgação da cajuína, o festival tem como objetivo valorizar “a cultura extrativista, alimentícia, industrial e tecnológica do caju”.Segundo o presidente da Cajuespi, Lenildo Lima e Silva, o 1° Festival da Cajuína será realizado com o objetivo também de agregar valor à produção do caju, incentivar o cultivo do caju e a elaboração da gastronomia e de bebidas a partir deste fruto. O evento igualmente objetiva possibilitar o incremento e o incentivo da industrialização.
Shows, stands e cajuína
Com área estimada de 179 mil hectares de cultivo do caju e 20 agroindústrias de beneficiamento da amêndoa da castanha de caju, o Piauí se prepara para expandir fortemente as atividades econômicas em torno deste arranjo produtivo, hoje fator de geração de renda e empregos para milhares de famílias piauienses. A meta é exportar cada vez mais para os mercados nacional e internacional a cajuína, a castanha de caju, o suco e outros produtos derivados do caju.

Comentários