Alimentos à base de carne de caju inovam cardápio da merenda escolar

Os moradores do assentamento de Novo Pingos, no município de Assu (RN), que tem na cajucultura uma de suas atividades econômicas mais importantes, conheceram uma nova maneira de utilização da fruta. É o seu uso em pratos como almôndegas, hambúrgueres, panquecas e pastéis. No final de setembro, 17 mulheres do assentamento participaram do treinamento, sob a orientação uma consultora do Sebrae-RN, como parte do projeto Território Assu Mossoró. O curso consistia na produção de pratos à base do bagaço do caju, do qual é retirado o sumo e temperado como carne. Segundo as moradoras Iraci de Souza e Maria Neuma da Costa, que participaram do treinamento, o caju substitui a carne usada nas receitas sem nenhum prejuízo no sabor, nem no valor nutricional, visto que é rico em ferro e proteínas.
— Além de ser um ótima fonte de alimentação, a carne de caju pode ser facilmente estocada e permite a criação de diversos pratos — explicam as moradoras do assentamento.
A expectativa agora é aumentar a variedade de receitas, consolidar os produtos como merenda escolar do município de Assu e começar a estudar a viabilidade da comercialização dos mesmos.
Os moradores do assentamento Novo Pingos já passaram por cursos e atualmente já comercializam, além da castanha de caju, doces caseiros como o caju-ameixa e o bolo de castanha e mel de abelha, entre outros produtos.

Comentários