22 produtos contam com bônus do PGPAF em setembro

O bônus do PGPAF - Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar – será dado, no mês de setembro, a agricultores familiares que cultivam 22 tipos de culturas: algodão, arroz, babaçu, borracha (cultivada e extrativa), café (arábica e conillon), cará/inhame, castanha de caju, castanha do brasil, feijão, girassol, leite, mamona, milho, pequi, piaçava, sisal, sorgo, trigo e triticale.
Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de agosto de 2009 e têm validade para o período de 10 de setembro a 09 de outubro de 2009.
Agricultores familiares com operações prorrogadas também poderão contar com a garantia do PGPAF. A medida já está valendo para as operações de custeio do Pronaf contratadas a partir da safra 2006/2007 e para as operações de investimento prorrogadas contratadas a partir da safra 2008/2009.
O PGPAF possibilita que o agricultor familiar pague os financiamentos de custeio e investimento com um bônus, que corresponde a diferença entre os preços garantidores e o preço de mercado, nos casos em que o valor do produto financiado esteja abaixo do preço de garantia. Assim, ele paga seus financiamentos aos bancos com valores compatíveis aos custos de produção.O bônus do PGPAF é calculado mensalmente pela Conab - Companhia Nacional de Abastecimento e divulgado mensalmente pela SAF/MDA.

Comentários