Jardins clonais de cajueiro

A regional da Emater de Picos (PI) realizou a terceira etapa das capacitações para produção de mudas e manejo na produção de caju para 160 agricultores familiares. A proposta de produção de mudas em viveiros vai servir para formar sete “jardins clonais” em cerca de um hectare de caju, em cada município da região de Picos, visando à retirada de material (garfo e a borbulha) para enxertia.
“Esses jardins vão possibilitar que se tenha material genético de quatro clones de caju, difundindo variedades de clones de caju. A idéia é que, no próximo ano, os agricultores familiares possam escolher uma variedade mais produtiva, ou a que tenha um caju mais aceito na mesa, ou na indústria para produção de cajuína”, explica o engenheiro agrônomo Clébio Coutinho, coordenador do Emater em Picos.
Cada município participou com 20 agricultores familiares onde as capacitações são realizadas em três módulos, num total de 72 horas. “O objetivo é preparar esses agricultores familiares para trabalharem nos projetos do Programa Nacional de Desenvolvimento Territorial (antigo PRONAF Infra-estrutura), que é executado pelo órgão, através de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Fonte: Jornal Meio-Norte)

Comentários