Fósseis de castanha de caju

Fósseis de castanhas de caju com idade de 47 milhões anos foram usados para provar que a Europa foi uma importante rota entre a África e a América do Sul. Os fósseis foram descobertos em sedimentos de um antigo lago na Alemanha, revelando que o gênero Anacardium foi uma vez distribuído na Europa - distante de sua moderna distribuição nativa nas Américas do Sul e Central.
Já havia sido proposto anteriormente que o gênero Anacardium e o seu gênero irmão africano Fegimanra, divergiram de seu ancestral comum quando as massas de terra da África e América do Sul se separaram. Porém, os novos dados indicam que a Europa pode ter sido um importante link biogeográfico entre a África e o Novo Mundo.
A ocorrência do cajueiro na Europa e América Tropical sugere que a planta foi distribuída na América do Norte e Europa durante o período Terciário e disseminados através do Atlântico Norte por uma faixa de terras que ligou América do Norte e a Europa, via Greenland, antes da fratura e a separação desses territórios.
O trabalho completo (em inglês) aparece na edição de outubro do International Journal of Plant Sciences.

Comentários