Novos clones para a cajucultura brasileira

Os clones já disponibilizados pela Embrapa são todos do tipo anão precoce. O plantio comercial desses clones atende à exploração da castanha como atividade principal e do caju, como fruta de mesa. Na próxima quinta-feira (25/10), na abertura da 4ª edição do CAJU NORDESTE, que será realizado em Aracati (CE), a Embrapa Agroindústria Tropical, em parceria com a Companhia de Óleos do Nordeste - CIONE, lança dois novos clones de cajueiro Os novos clones resultam do Programa de Melhoramento Genético, coordenado pelo pesquisador Dr. João Rodrigues de Paiva, resultado de 14 anos de pesquisas.
CLONE BRS 274 - Um desses clone, o BRS 274, é o primeiro clone de cajueiro comum para o plantio comercial. O clone BRS 274 originou-se da seleção fenotípica de uma planta matriz de cajueiro comum em população segregante, na Fazenda Uruanã (CIONE) em Beberibe, seguida da clonagem e avaliação do clone na Fazenda Jacaju, localizada no mesmo município. O espaçamento recomendado é de 12 m x 10 m, em sistema retangular, com 83 plantas/ha, ou 11 m x 11 m, em sistema quadrado, com 83 plantas/ha. :Fazenda Jacaju, peretencente à empresa CIONE, no município de Beberibe, CE. O clone BRS 275 (foto à esquerda) ou BRS Dão, por suas características, é recomendado para a exploração da castanha e do pedúnculo para a indústria de sucos, em cultivo de sequeiro. O espaçamento recomendado é de 11 m x 9 m, em sistema retangular, com 101 plantas/ha, ou 10 m x 10 m, em sistema quadrado, com 100 plantas/ha. Produção: 1.249 kg de castanha por hectare no sétimo ano de idade das plantas.
CLONE BRS 275 - é o nome do primeiro clone híbrido de cajueiro anão precoce e o cajueiro comum para o plantio comercial no estado do Ceará. A avaliação dos clones foi feita em experimento instalado na Fazenda Jacaju, peretencente à empresa CIONE, no município de Beberibe, CE. O clone BRS 275 ou BRS Dão, por suas características, é recomendado para a exploração da castanha e do pedúnculo para a indústria de sucos, em cultivo de sequeiro. O espaçamento recomendado é de 11 m x 9 m, em sistema retangular, com 101 plantas/ha, ou 10 m x 10 m, em sistema quadrado, com 100 plantas/ha. Produção: 1.226 kg de castanha por hectare no sétimo ano de idade das plantas.

Comentários

Anônimo disse…
Tenho un sítio no Piauí e estou interesado en plantar nele estos clones.Onde eu posso consegui-los?
Muito obrigado pela informação.